Você utiliza RAPPORT em suas negociações?
Que tal falarmos de uma das principais ferramentas de vendas, o RAPPORT?
Já ouviu falar sobre Rapport vendedor? Nãoooo?
Eu ainda fico assustado em perceber durante meus treinamentos comercias que muitos vendedores não conhecem e por vezes nunca ouviram falar sobre a principal ferramenta que um excelente vendedor/negociador utiliza em seu dia a dia!
Isso me mostra também que as empresas não investem na preparação de seus vendedores, consultores comerciais, supervisores e gestores e está mais do que na hora de aplicar conhecimento para que sua empresa venda mais e tenha melhores resultados.
Rapport é uma palavra de origem francesa que significa RELAÇÃO.
Isso, RELAÇÃO…
Como estão suas relações? Você percebe os sinais que as pessoas lhe transmitem durante uma negociação (sem que falem uma palavra)? Você presta atenção no comportamento facial e corporal de seu interlocutor durante uma negociação?
A dica está ai, RAPPORT é prestar atenção nas suas relações diárias com as pessoas, é estar atento ao comportamento facial e corporal de seu interlocutor (que por vezes sem que lhe diga uma palavra, já está lhe dizendo com o rosto e o corpo)… Mais como isso acontece?
Vou lhe deixar umas dicas especiais para que você comece a prestar mais atenção em suas relações e negociações:
- Olhe para o rosto do seu interlocutor e perceba se ele está fazendo sim ou não com a cabeça durante a negociação, ele está sorrindo ou com a cara fechada, ele fez expressão de dor quando ouviu o preço do seu produto/serviço?
- E o corpo do seu interlocutor como está posicionado? Está mais postado a frente (em sua direção) demostrando interesse em entender o que você está explicando ou ele está com o corpo para trás (com a coluna e cabeça indo levemente para trás), com braços cruzados e com a cara de “paisagem”?
Tendo essa “informação” você concorda comigo que é mais fácil visualizar se o seu interlocutor está “comprando” ou “não comprando” sua ideia, projeto, sugestão, produto ou serviço?
Esta é somente uma das ferramentas do RAPPORT e existem diversas técnicas e ações que você pode utilizar para estar mais próximo do seu “cliente”.
Saiba que o RAPPORT vai ajudar e muito para que as suas relações com as pessoas tenham mais sinergia e entendimento, pois se você consegue entender o que seu interlocutor está sentindo, você consegue conduzir uma negociação mais assertiva, seja ela para concluir a “venda” e ter o final feliz ou para que não se chegue a um “acordo” ou “venda” pois não era o melhor negócio para ambos (ou seja não foi uma negociação GANHA-GANHA).
E ai, quer saber mais de RAPPORT?
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