A minha virada de chave para a comunicação
Trecho retirado do meu livro: Porque escolhi ser vendedor.
A história que envolve a minha virada de chave para melhorar minha comunicação e me interessar mais pela área de vendas começa aos 15 anos, por volta de 1998, quando participei de uma festa de adolescentes. Nesta festa, deveriam estar por volta de 100 jovens em um salão de festas de um prédio. Fui convidado para este evento pelo meu primo/irmão Bruno e, naquele local, eu conhecia aproximadamente 15 pessoas.
Logo em minha chegada, percebi um videokê que, naquela época, estava começando a ser mais difundido em festas e eventos familiares. De início, já fiquei muito atraído pela ideia de cantar, mas imagine um jovem de 15 anos em meio a diversos jovens da mesma faixa etária e com muitos deles desconhecidos: teria coragem suficiente para enfrentar, além de seus próprios medos, o julgamento desses jovens?
Pois bem, sentei e fiquei horas ali encarando aquele videokê, cheio de vontade de ir lá e fazer uma cantoria, mas o medo e a insegurança pertinentes a essa fase em que nós, jovens, queremos ser aceitos faziam com que eu não conseguisse me mover. Porém, após umas três horas, finalmente decidi encarar o medo e ir em frente. Fui ao DJ e pedi: “Põe aí no videokê a música ‘Desculpe, Mas Eu Vou Chorar’, do Leandro e Leonardo”.
Lá fui eu, com medo e tudo, cantar perante muita gente que eu não fazia ideia quem era e sabendo que seria extremamente julgado. Começou a música, eu tremia muito, parecia uma vara verde, como se diz por aí, mas continuei cantando e tentando ir até o fim. Porém, mais perto do final da música, dois “moleques” começam a fazer uma expressão corporal e de fala: “Ih fora, ih fora, ih fora” (apontando o dedo para cima e depois para fora), expressão que era bem famosa na época e utilizada no programa “H” do Luciano Huck na Band quando uma pessoa que se apresentasse no palco não ia bem durante a apresentação.
Imagine a reação de um jovem de 15 anos a essa situação: a tremedeira piorou, a voz, que já era ruim, quase não saía mais, mas eu fui até o fim, cantei a música até o final e estava apavorado “por dentro”. Mas, para eles, após terminar a música, proferi as seguintes palavras ao microfone: “Vão se foder! Quero ver se vocês têm coragem de vir aqui e fazer o que eu fiz…”
A reação dos dois foi abaixar a cabeça na hora e, para minha surpresa, ao virar para trás, percebi que alguns de meus amigos vieram correndo e me jogaram para cima (como fazem com pessoas que tiveram alguma vitória). Fiquei muito feliz com a minha reação ao medo e muito feliz com a reação deles por me apoiarem naquele momento tão marcante em minha vida, de sair de cena um Rodrigo tímido e pouco comunicativo e entrar em cena um Rodrigo mais confiante e, principalmente, sem medo do julgamento.
O meu maior aprendizado naquela noite foi: “As pessoas vão te julgar de qualquer forma, Rodrigo. Se você fizer algo incrível, vão te julgar; se fizer algo que elas considerem ruim, também vão te julgar. Então, já que vou ser julgado de qualquer forma, por que não fazer o que eu quero sem medo do julgamento?”
A partir daquele dia, virei um apaixonado por videokê e uma pessoa “cara de pau” no melhor sentido da expressão. Transformei-me, a partir daquele dia, em uma pessoa mais comunicativa, mais expressiva, mais confiante. Eu perdi o medo de me comunicar, perdi o medo de me expor publicamente, perdi o medo de expor minhas ideias.
Esse dia, como disse, virou a minha chave para me tornar uma pessoa e um profissional da área de comunicação e vendas, foi o primeiro passo.
Espero que essa primeira história possa ser uma inspiração para você refletir sobre a sua confiança e a sua autoestima e possa encontrar a sua virada de chave.
“Faça e não tenha medo do julgamento!” – Autor: Rodrigo Rocha
Deseja usar a minha metodologia para melhorar as suas vendas?
Estou disponibilizando um COMBO: Treinamento Somos todos vendedores (disponível na plataforma HOTMART) + Livro Porque escolhi ser vendedor (incluso na compra do combo na plataforma HOTMART) por apenas R$ 149,99 (parcelado em até 12x de R$ 15,51).
Compre clicando no link abaixo:
https://pay.hotmart.com/Q101643550R?off=dpb8gcoe
Caso queira mais informações e detalhes você pode me acionar nos canais abaixo:
Telefone: (17) 99121-6100 whatsapp | E-mail: rodrigorochaconsultoria@outlook.com
Redes sociais:
https://www.instagram.com/rodrigorochaconsultoria
https://www.facebook.com/rodrigorochaconsultoria
https://www.linkedin.com/in/rodrigorochaconsultoria
Quero deixar também uma outra sugestão de leitura (A minha primeira experiência com a área de vendas foi péssima!). Clique no link abaixo para ler:

