A minha primeira experiência com a área de vendas foi péssima!
Trecho retirado do meu livro: Porque escolhi ser vendedor. |
Foi péssima, isso mesmo que você está lendo, a minha primeira experiência na área comercial foi péssima! Imagine um jovem de 19 anos, que estava há 1 ano atuando na área administrativa, mas estava insatisfeito com o seu líder por ser uma pessoa com caráter duvidoso. Devido a esse descontentamento com o líder, busquei novas oportunidades no mercado e, bem, surgiu a primeira oportunidade para atuar na área de vendas em uma empresa que atuava no ramo de software para arquitetura e engenharia, e eu decidi arriscar e ver como me sairia na área de vendas.
Foram apenas 3 meses nesta experiência, a primeira vez na vida como vendedor, e foi o suficiente para me traumatizar com a área de vendas, algo que só viria a mudar 8 anos depois.
Quero falar um pouco desta experiência para você, como forma de te incentivar: se você quer atuar na área de vendas, deve buscar constante conhecimento, pois ninguém, ou quase ninguém, vai te incentivar, treinar e qualificar para essa área.
Eu cheguei na empresa e, no primeiro dia, tive um treinamento muito rápido sobre os produtos que eram vendidos. No dia seguinte, já me colocaram na posição de trabalho e eu tinha que vender o software falando com engenheiros e arquitetos sobre concreto armado, pré-moldado, alvenaria, lajes, entre outros assuntos aos quais eu não tinha nenhum conhecimento e que foram muito difíceis durante o pouco tempo que estive nessa empresa. Em minha avaliação, essa oportunidade não prosperou principalmente pela falta de treinamento da empresa na época sobre o processo de uma venda, as etapas de uma venda, técnicas de rapport, negociação, fechamento de vendas, pós-vendas e etc.
Ou seja, eu fui jogado no mundo das vendas sem nenhum conhecimento técnico. É como se alguém que fosse trabalhar na área financeira de uma empresa recebesse o acesso às planilhas e sistemas que vai utilizar e não tivesse nenhum treinamento de como fazer os processos e etapas técnicas para fazer bem feita a entrega dos serviços.
Porém, mesmo com todos esses percalços, trago uma boa recordação desta empresa: através dela, tive a oportunidade de fazer a minha primeira viagem a trabalho para uma feira de Construção Civil no Rio de Janeiro e lá tive uma segunda comprovação de que a área de vendas seria o meu futuro (mesmo que naquela época não tenha percebido esses sinais).
No evento, eu buscava atrair pessoas para o estande para conhecer nosso software e, na sequência, eu deveria tentar apresentar o produto e vender. Porém, eu conseguia facilmente levar pessoas ao estande na base da simpatia e da boa comunicação, mas não conseguia dar sequência na venda, eu não conseguia converter o cliente, pois não conhecia naquela época nada sobre técnica de apresentação, negociação e fechamento.
Mas, Rodrigo, o que teve de bom nisso? Vamos lá, eu explico: durante o evento, ficou evidente que eu era muito bom em trazer os potenciais clientes para o estande, eu tinha simpatia e boa comunicação para trazer os “leads”, mas não conseguia dar continuidade no processo da venda por falta de conhecimento técnico sobre o processo de uma venda. Desta forma, fizemos um modelo em que eu levava as pessoas ao estande para que os outros vendedores apresentassem o produto e vendessem, e esse modelo foi um sucesso! Foi tão bom o resultado que o gerente, quando tinha que sair do estande, deixava o controle de visitantes comigo. Mas…
Foi um sucesso para os vendedores, né? Pois eles fecharam vendas e ganharam comissões. E eu? Bom, eu não fiz nenhuma venda e fiquei com a pecha de “padeiro” durante o evento. Os próprios vendedores diziam: “O Rodrigo é o padeiro, ele amassa, amassa, amassa e alguém vai lá e come…” Ou seja, eu preparava tudo e algum vendedor mais técnico ia lá, vendia e ficava com a comissão e os louros da venda, mas quem levava as oportunidades para isso acontecer era eu.
Você acha que eu recebi alguma consideração da proprietária da empresa por ser bom em trazer oportunidades para o negócio? Claro que não, né? E o final disso foi minha demissão umas duas semanas depois do evento.
Isso me impactou muito e me desmotivou a tentar mais oportunidades na área de vendas naquela época, tudo porque fui extremamente mal conduzido na aprendizagem da área de vendas, ninguém tinha me ensinado nada para que eu pudesse vender melhor.
Mas sempre que em nossa vida surgem desafios, Deus nos dá novas oportunidades de aprendizado e de melhoria tanto como pessoa, mas também como profissional.
Foi ao retornar à área de vendas anos mais tarde, munido de acompanhamento estratégico, preparo intenso, treinamentos contínuos e dedicação incansável, que alcancei tudo o que tenho hoje. As vendas não só transformaram minha realidade, mas me proporcionaram uma vida de qualidade superior, fruto direto dos resultados que conquistei.
Compre meu livro e conheça mais técnicas de vendas:
Caso queira mais informações e detalhes você pode me acionar nos canais abaixo:
Telefone: (17) 99121-6100 whatsapp | E-mail: rodrigorochaconsultoria@outlook.com
Redes sociais:
https://www.instagram.com/rodrigorochaconsultoria
https://www.facebook.com/rodrigorochaconsultoria
https://www.linkedin.com/in/rodrigorochaconsultoria
Quero deixar também uma outra sugestão de leitura (Venda mais e com propósito!). Clique no link abaixo para ler: