Hoje é o dia do Pinóquio!
Imagine se, quando você contasse uma mentira, seu nariz crescesse? Como seriam as nossas relações se todos nós tivéssemos essa condição especial?
Saindo do conto de fadas e caminhando para a nossa realidade nua e crua… e eu gosto muito da verdade, diga-se de passagem! Você também gosta?
Já houve estudos que dizem que mentimos ao menos uma vez ao dia! E essas mentiras não necessariamente são para o mal; por vezes, elas são mentiras sociais. Mas será que precisamos necessariamente mentir ou podemos ser mais honestos em nossas relações?
Bom, isso depende de cada um e não é o foco do meu texto de hoje… A ideia deste texto não é te falar o que fazer sobre mentir ou não mentir, e sim como você pode perceber um mentiroso.
Não quero te dizer que, através da linguagem verbal e não verbal, você vai ter certeza de que o que está sendo dito é mentira (até o momento não existe estudo científico que comprove que é possível desvendar uma mentira), mas você conseguirá identificar se alguém pode estar tentando te enganar, te passar para trás, te ludibriar e, no mínimo, terá uma boa impressão (para você, obviamente) de que aquela comunicação pode estar contaminada e simplesmente preferir não acreditar no que foi comunicado.
Segue algumas dicas simples para que você possa perceber uma comunicação incongruente:
1ª dica: Se você perceber, durante a comunicação de seu interlocutor, que o que está sendo dito pode ser uma mentira, comece a fazer perguntas que aprofundem o tema e tente pedir mais e mais detalhes do assunto. Neste momento, duas coisas podem acontecer: a primeira é o interlocutor mudar de assunto repentinamente, e a segunda é ele começar a gaguejar um pouco para responder. Este é um bom sinal para que você não leve aquela informação como verdade; fica aquele alerta para você.
2ª dica: Preste atenção na comunicação corporal da pessoa. Uma das maiores mudanças que ocorrem durante uma comunicação “mentirosa” no comportamento do interlocutor é a demonstração corporal de incômodo: a pessoa começa a se tocar (nos braços, no rosto) mais do que o habitual durante essa comunicação. Fique atento à comunicação do corpo; ela te trará informações importantes para você depositar ou não confiança na comunicação.
Importante: Existe na comunicação não verbal um indício interessante quando a pessoa está ocultando alguma informação, quando não tem certeza sobre o que está falando, conhecido como shrug. Essa ação consiste em a pessoa movimentar um ou os dois ombros durante uma fala que pode conter informações não fidedignas. Preste atenção maior aos ombros!
3ª dica: Olhe para o rosto da pessoa, principalmente nos olhos. Uma pessoa que pode estar faltando com a verdade dificilmente consegue te encarar (perceba a palavra “dificilmente”, pois um mentiroso contumaz é bem preparado e vai te encarar sem nenhum problema). Se o interlocutor começar a olhar para baixo, desviar o olhar, isso pode ser um sinal para você ficar atento(a).
Para finalizar, fique atento(a) a todos esses comportamentos citados nas dicas, pois na maioria das vezes eles vão ocorrer simultaneamente, ou seja, você precisa estar atento(a) a todas essas ações ao mesmo tempo para perceber com mais assertividade que aquela comunicação está contaminada. Chamamos essa contaminação de bandeiras vermelhas, ou seja, viu esses comportamentos, FIQUE ATENTO(A), não leve aquilo que foi dito como verdade.
Esse conhecimento pode te ajudar muito a não passar tantos perrengues, principalmente nos dias como hoje, em que as pessoas vêm contando cada vez mais mentiras.
Espero ter ajudado! Se gostou, compartilhe!
E ai, quer saber mais sobre comunicação em vendas?
Caso queira mais informações e detalhes você pode me acionar nos canais abaixo:
Telefone: (17) 99121-6100 whatsapp | E-mail: rodrigorochaconsultoria@outlook.com
Redes sociais:
https://www.instagram.com/rodrigorochaconsultoria
https://www.facebook.com/rodrigorochaconsultoria
https://www.linkedin.com/in/rodrigorochaconsultoria
Quero deixar também uma outra sugestão de leitura (A complexidade da comunicação em vendas). Clique no link abaixo: